sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Jantar Secreto - Raphael Montes

Jantar Secreto






Sinopse: Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana. A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.








“Se tens o estômago fraco, este livro não é para ti.”

Foi apenas preciso uma frase para chamar a minha atenção. Após ler a sinopse tive certeza de que tinha que ler este livro. Não só por ser um livro diferente, sobre um assunto que eu nunca tinha lido antes, mas também porque eu adoro livros que me chocam. 

Como podemos ver na sinopse, este livro fala sobre quatro amigos que decidem se mudar para o Rio de Janeiro para estudar. Passado alguns anos, já quando estavam a trabalhar nos seus empregos, descobrem que têm uma dívida enorme por pagar ao dono do apartamento e sabem que têm de arranjar uma solução rápida, ou ficam sem teto. E o que um médico, um cozinheiro, um génio informático e um ótimo relações publicas decidem fazer? Jantares secretos em suas casas, onde o prato principal é carne humana. Ok, tá bem…eles não decidem propriamente fazer…o fruto de uma “brincadeira” os leva por esse caminho e, crime após crime, eles ficam cada vez mais embrulhados nessa espiral criminal. 

Quando as verdades começam a aparecer e pessoas queridas começam a morrer, vemo-nos sufocados sem saber se irão conseguir escapar…e no fim ficamos de boca aberta com tamanha descoberta. Adorei aquela reviravolta. 

Por outro lado, o inicio do livro deixou muito a desejar. Achei a escrita muito cansativa (demasiado descritiva) e que demorou imenso tempo até a história realmente começar. Ponderei mesmo parar de ler, mas fui teimosa e insisti…e ainda bem! 

“Já pararam pra pensar que o canibalismo pode ser a solução mais imediata pra fome no mundo? Quero dizer, não comemos nossos próprios mortos por uma questão cultural. Não fomos criados assim. Acontece que enterrar os mortos é um grande desperdício de carne saborosa que poderia ser usada como alimento. Mesmo na vila mais pobre da África, onde pessoas passam fome, há carne sendo desperdiçada nos enterros. Por que não comer? O que mata essas pessoas de fome é esse impedimento moral de comer os semelhantes… 

O tema é interessante e abordam pontos que realmente nos deixam a pensar. Existem mesmo pessoas capazes de pagar milhares para comer carne humana? Porque o fazem? Por fome? Por ter oportunidade de experimentar algo diferente (mesmo que macabro)? Por poder (ser o “rei da cadeia alimentar")? Ou porque é bom? Sinceramente não quero pensar nisso. É realmente um assunto delicado e um pouco chocante. 

Quem realmente estará por detrás de todos os crimes? Até onde estão dispostos a ir? Será a amizade forte o suficiente para superar a realidade? Lê o livro e terás estas respostas ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário