domingo, 22 de janeiro de 2017

#Deixa-te de Merdas - Carla Sequeira e Marlene Romão

#Deixa-te de Merdas








Sinopse: Nascido de discussões numa mesa cheia de poucas pessoas.

Horas de conversas triviais sobre as bagagens que carregamos em todos nós.
A nossa geração encontra-se, completamente, mergulhada nos medos dos amores fracassados.
Atolada de carências e vivendo relações amorosas; onde a virtualidade torna tudo, intensamente, fugaz e vazio.
Onde pára o amor nos nossos dias?!?
Porquê é que temos medo de tentar novamente?
Reflecte connosco e encontra-te em muitas das páginas…
Sim, esta história também já esteve no palco da tua vida.
Só tens de acreditar que, no final, há (a)mar e (a)mar, e podemos re(a)mar rumo à felicidade!






Bem…posso dizer que estou no mínimo confusa sobre a minha opinião sobre este livro. Por um lado, posso dizer que gostei da escrita e da forma como as autoras expõe as suas opiniões, mas por outro lado, o conteúdo por si dito….deixou muito a desejar, e passo a explicar o porquê:

Começamos com um discurso que, por muito bonito que seja, não passa de uma crítica à nossa sociedade, de uma forma bastante frustrante. Há aqui uma generalização da população, culpada pelos desgostos amorosos desta mesma sociedade. 



Vemos, por mais do que uma vez, como tão facilmente culpamos os erros dos outros pelas nossas falhas. Aqui, num discurso bastante direto, somos alvos de uma crítica global, onde todos somos inseridos no mesmo saco, e abanados como se de um terremoto se tratasse.



Talvez, não me tenha identificado com o inicio do livro por pertencer a este grupo de pessoas que acredita em amor para a vida e que talvez até pertença a este grupo que teve a sorte de encontrar o seu amor para a vida, e não simplesmente o amor da vida. 



Por vezes apareciam parágrafos como estes, onde somos novamente todos inseridos neste saco de uma forma generalizada, quase normal. Para mim, não é normal. Há pessoas que conseguem encontrar a felicidade sendo quem realmente são, sem mascaras e outras “merdas”.


Mas pronto…conforme fui avançando no livro, comecei a gostar mais do discurso porque passamos de um desabafo frustrado para uma conversa mais motivadora, digna de uma pessoa que não desistiu, sabe o que quer e o que irá fazer para conquistar.



Por fim, por entre palavras bonitas e frases complexas, perdemo-nos num discurso romântico, mas nunca lamechas. Deixamo-nos levar por esse romantismo e relembramos aquilo que tanto estimamos: Amar e ser amado.



De um modo geral, posso dizer que não gostei muito do livro simplesmente porque não me identifiquei com o discurso…agora se estas a passar por um momento difícil, por algum desgosto amoroso ou simplesmente precisas que alguém te levante a auto estima…este livro é para ti. Lê porque vais gostar.

Agradeço à Chiado Editora por ter permitido ler este livro ;)




3 comentários:

  1. Muito obrigada pela sua leitura do nosso livro e opinião. De facto, o objectivo é a generalização de comportamentos, sim, numa primeira análise. É o retratar de situações que se repetem, infelizmente, mais do que seria de esperar e que tantas vezes leva a que as pessoas, simplesmente, se deixem seguir ao sabor da maré e desistam de acreditar no amor. Foi interessante para nós saber que entendeu a evolução mental e emocional da "personagem global", captando a essência da mensagem que é que nunca devemos deixar de acreditar no amor. Entendemos a parte em que não se identifica com o tema inicial do livro, porque como refere, não sente na primeira pessoa essa realidade.
    Não tínhamos conhecido que tinha lido o livro, e só por acaso nos cruzámos com a sua crítica. Mais uma vez, obrigada Tempero Literário.
    Cumprimentos por parte das autoras
    Marlene e Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendi de facto a mensagem que pretendiam transmitir e realmente gostei da vossa escrita. Apesar de não me ter identificado com o tema, irei continuar a seguir-vos e acompanhar as vossas novidades.
      Desejo-vos toda a sorte do mundo...
      Cumprimentos
      Tempero Literário

      Eliminar