quinta-feira, 2 de novembro de 2017

David Ebershoff - A Rapariga Dinamarquesa

 A Rapariga Dinamarquesa 





Sinopse: Inspirada na história verídica do pintor dinamarquês Einar Wegener e da sua esposa americana, A Rapariga Dinamarquesa traz-nos um retrato terno e comovente sobre um amor que desafia todos os limites.

Tudo começa com um simples pedido. A modelo que Greta está a pintar cancelou a sessão agendada, na altura em que faltam apenas alguns pormenores para a conclusão do quadro. A pintora pergunta então ao marido se importa de calçar umas meias e sapatos de senhora por alguns momentos, para ela poder finalizar os últimos detalhes.
Este pequeno favor irá trazer consigo uma série de transformações à vida de Einar, que descobre em si uma identidade até então desconhecida. Com elas, começa uma das mais apaixonantes e invulgares histórias de amor do século XX.





Tenho um gosto especial por histórias baseadas em acontecimentos reais e esta chamou a minha atenção porque expõe para o mundo as dificuldades enfrentadas pelo Einar ao descobrir um pouco mais sobre si.

Um personagem real, que passou por desafios impensáveis para a época na qual se encontrava e que, ainda nos dias de hoje, são vistos com muito preconceito por muitos.

Não posso falar muito mais sem fazer spoiler para quem ainda não leu, apenas posso dizer que é uma história muito interessante e que todos deviam ler. Por vezes, precisamos nos colocar na pele dos outros para compreender, ou pelo menos tentar compreender, as suas motivações e preocupações….talvez assim seriamos capazes de olhar para o mundo de uma forma muito menos preconceituosa.


O único ponto que para mim não foi muito positivo (mas confesso que é implicância da minha parte) foi o fato de ser um livro escrito na terceira pessoa….sou sincera que prefiro ler livros na primeira pessoa…mas como disse…não passa de uma implicância pessoal.



Um agradecimento especial:


Sem comentários:

Enviar um comentário