Diário de uma esquizofrénica
Sinópse: Nada vai conseguir preencher o vazio que sinto em mim, não consigo amar estas pessoas, não á nada que me ligue a elas, não me deram nada para além de ilusões, educada por 2 crianças que nem se conhecem a elas próprias, incapazes de comunicar, e no meio disto cá estou eu, tão, tão sozinha, como sempre é claro, é esta a realidade, não posso fugir dela, chega de ilusões, tenho que ser forte, tomar alguma atitude, mas o quê, o que é que eu posso fazer, obrigar alguém a abrir os olhos não traz resultados positivos...Quem me dera ter mais energia, quem me dera saber exatamente o que fazer, sou uma criança agora a crescer tão depressa, onde é que eu vou buscar aquilo que me faltou durante toda a vida? Sinto-me uma inútil, para que é que estou aqui?
Fazer uma crítica a este livro é no mínimo injusto...se me perguntarem se gostei do livro...se gostei de o ler ou se me senti devidamente entretida ao lê-lo, serei sincera e direi que não. Não gostei de o ler devido à leitura maçante, com pensamento desmotivante e desorganizado. De uma forma geral, tal como a autora referiu ao longo do livro, todo o discurso poderia ser comparado às lamurias de uma adolescente mimada....
NO ENTANTO...temos de ler o livro como um todo...qual é a mensagem que este pretende transmitir e o que o realmente nos está a contar. Este livro não foi escrito com o intuito de entreter o leitor...de o animar ou motivar de alguma forma. Este retrata a dura realidade de uma pessoa que sofre de esquizofrenia, uma doença mental crónica, e que vê-se obrigada a conviver em uma sociedade que não está preparada para lidar com a sua realidade
Por isso, se estás a procura de um romance com final feliz, ou de uma fantasia ou aventura que te vai fazer esquecer todo o resto...este não é o livro para ti. Mas se queres conhecer uma pouco mais sobre esta doença e tentar compreender como funciona a mente de uma esquizofrénica, esta é uma boa oportunidade para o fazeres.
Todos os adolescentes mimados são esquizofrénicos? Será justo discriminar uma comunidade de doentes porque não gostámos da Mafalda? Afinal o que é a esquizofrenia?
ResponderEliminar